terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Então é Natal...

Estou aqui, na véspera de Natal e não contive minha vontade de escrever neste momento...
Já estou arrumadinho para a ceia, quase todos prontos aqui em casa para ir até minha cunhada e passar esta data tão importante... Mas tenho que confessar, não é meu feriado favorito, não é uma data que me traz os sentimentos tão comentados. Claro que acho de grande importância a celebração do nascimento de Jesus, da importância de lembrar seus ensinamentos, o amor e tudo mais, só que no meu caso o Natal me traz lembranças, aprendizados que surgiram da dor, da tristeza...

Eu era bem pequeno, bebê, mas sempre lembro da história de quando estávamos aqui em Ribeirão (eu, meus pais e meus irmãos) e não havia dinheiro para quase nada, meus pais não conseguiriam dar presente algum para seus 3 filhos. Meu irmão mais velho (que devia ter uns 6 anos mais ou menos) olhou para meus pais e disse não querer presentes, mas ao menos uma árvore de natal para celebrar esta data. Meus pais comovidos e querendo trazer alegria para seus filhos correram na véspera até a Mesbla (pra você ver como faz tempo) e com o dinheiro apertado foram comprar uma árvore, naquele dia não havia mais nenhuma daquelas bonitinhas, verdinhas, compraram uma toda branca. Durante muitos anos esta foi nossa árvore, até mesmo para lembrarmos daquele dia.

Anos depois, eu já devia ter uns 14 anos mais ou menos, fomos passar com alguns parentes em São Paulo, casa cheia com amigos dos anfitriões e primos. Perto do horário da ceia começaram todos a trocar presentes. Foi uma das poucas vezes que vi minha mãe não se segurar. Não tinha sido um bom ano e não tinham condições de nos dar presente algum, vendo a alegria e este momento meus pais ficaram tristes por não poderem fazer o mesmo por mim e meus irmãos. Fomos nos abraçar e acalmar minha mãe, levando conforto e amor.

Já com uns 20 anos um dos piores momentos da minha família aconteceu na semana do natal, uma história triste e difícil da minha família (mas que ainda não é o momento de falar sobre), novamente a tristeza se tornou presente nesta data.

4 anos atrás eu cheguei em minha cidade, na semana do natal com a notícia da descoberta do meu diagnóstico de HIV positivo. Novamente não posso garantir que foi uma data feliz.

Claro que olho para todas essas histórias e reconheço o maior presente que recebi nesse dia. Sempre me perguntam de onde tirei força e coragem para encarar meu diagnóstico, sei que muito veio justamente desta data onde a força, a coragem, o amor e união da minha família fizeram toda a diferença. Mas precisava sempre vir da dor? Respeito mas não me julguem ao dizer que não é meu dia favorito no ano ;)

Bons momentos, bons aprendizados e Bom Natal!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Rafael neste final de ano faz um ano tmb q descobri que sou HIV positivo foi um final de ano muito triste. Muitas coisas passam pela cabeça mas encontro em suas palavras força e coragem para continuar. Obrigado pela sua coragem!