quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Grande Obra de ENSAIO...


Hoje tive a oportunidade (um pouco tardia eu confesso), de conferir a adaptação de Fernando Meirelles para a obra "Ensaio sobre a Cegueira".
Existiu todo um processo da importância deste filme pra mim.
De início tive a grande surpresa de ser convocado para o teste. Uma surpresa enorme e um grande aprendizado, não passei no teste mas não escondo nenhum pouco minha alegria de estreiar em grandes testes como esse. Considero como uma aula toda a tarde que passei dentro de uma sala com mais 9 pessoas tendo as sensações de um cego, e ainda mais no final, beeem na minha vez de gravar o registro, estar de cara com o Fernando... sensacional.
Após este contato tive um grande interesse sobre a obra e corri para ler o livro. Excelente, onde as sensações faziam com que minha mente ficasse refletindo sobre tudo aquilo.
Depois veio o acompanhamento do Blog da produção do filme, sabendo das dificuldades das gravações e todo o resto.
E hoje enfim... Enfim digo que não me importam as críticas feitas ao filme, pois pra mim ficou uma ótima adaptação.
As pessoas precisam entender que uma boa adaptação de livro, não é aquela em que se tem o livro todo em detalhes...onde o importante é não faltar coisas...a maneira como o autor disse ou coisa parecida.
Uma boa adaptação é aquela em que mesmo faltando partes do enredo, encontra-se a história, compreende-se o todo e o mais importante, é possível sentir todas as sensações. E isso é uma coisa que ninguém pode questionar sobre o Ensaio.
Um exemplo fácil é o Caçador de Pipas, um livro que eu devorei em 24 horas ( e não estou mentindo!), mas o filme não conseguiu me passar as mesmas sensações, já Ensaio fez com que eu sentisse até mais.
Poderia passar horas aqui escrevendo devido minha empolgação, mas só queira deixar registrado meu ponto de vista.
Recomendo tanto o Filme quanto o livro.
Saí satisfeito com o filme e mais motivado para continuar correndo atrás de minha carreira.
...

4 comentários:

Unknown disse...

Que post beeeelo!
Tb adorei o filme, e nem li o livro... mesmo assim saí achando que não precisando tanto ler o livro. Quer dizer, preciso, para ter uma opinião e uma leitura a mais, mas sei que o filme deu conta de fazer todos sentirem o que deveriam.

Críticos são uó.

Beijo, bizarre.

Unknown disse...

Rafa! Saudades de você!

Você escreve muito bem!!!

Unknown disse...

Meu amigo mais lindo adoro voçe bjusssssssssss e pode começar a escrever um livro!!!!Seu blog ta super intelectual mais bjus

Unknown disse...

O filme é ótimo, mas o livro é fantástico!!! Leitura obrigatória, viu Fif`s!!

Bjos